Ligou o seu carro e percebeu que o motor de partida está arrastando e fazendo um barulho muito estranho? Fique calmo! Afinal, existe solução e ela pode ser muito mais simples do que você imagina. O primeiro passo é procurar um especialista para verificar o que realmente está acontecendo.
Preparamos este texto para que você entenda o porquê de um motor de partida arrastando, conhecer seus principais componentes e como resolver o problema de uma vez por todas. Confira!
A função principal do motor de partida é movimentar o motor a combustão para que o veículo comece a funcionar. Ele é basicamente uma versão elétrica que utiliza uma série de componentes extras para realizar essa tarefa. Dentre os principais itens presentes nesse equipamento, podemos destacar:
Além do desgaste natural dos componentes, os fatores que mais causam problemas no motor de partida são o uso excessivo. Alguns exemplos são: ficar muito tempo com ele acionado tentando ligar o veículo, acioná-lo com o carro já em funcionamento e água proveniente de enchentes.
Contudo, se você perceber que existe um problema, não saia trocando a peça sem antes consultar um especialista. Afinal, esse é um componente bastante durável e, em alguns casos, apenas uma boa limpeza ou a troca de alguns componentes já é suficiente para resolver a falha.
Alguns componentes do motor de partida estão mais susceptíveis a falhas, uma vez que são mecânicos ou se desgastam muito por atrito. Exceto em alguns modelos de veículos, a substituição costuma ser simples e rápida para um eletricista. Vamos conhecer alguns itens? Continue a leitura!
As escovas funcionam da mesma maneira que em um motor elétrico qualquer, até mesmo aqueles de carrinho de controle remoto. São feitas de carvão e sua função é conduzir a energia elétrica dentro do rotor — ou induzido. Assim como outras peças, elas têm uma vida útil e precisam ser trocadas quando estão muito gastas ou carbonizadas.
Quando isso ocorre, o motor de arranque perde eficiência. Então, você precisa acioná-lo mais tempo para ligar o carro e isso acaba prejudicando outros componentes. Se nada for feito rapidamente, um conserto que custaria bem pouco pode se tornar algo bem mais caro e gerar muita dor de cabeça.
Outro componente muito importante é o conjunto do pinhão. Quando você aciona a chave do carro para ligá-lo, é preciso que a rotação do motor de partida chegue ao motor para que então o veículo comece a funcionar.
Na ponta desse eixo, fica uma engrenagem conhecida como pinhão. A função dele é conectar-se a uma cremalheira (ou volante do motor) e fazer com que ela comece a girar, dando início ao funcionamento do motor a combustão. Isso acontece quando o pinhão é deslocado para frente, impulsionado por um acionador.
Se por algum motivo o eixo não se movimentar, você vai ouvir um zunido bem forte indicando que não existe contato entre o volante do motor e o pinhão. Caso o contato seja parcial, é possível que as engrenagens sofram com desgaste excessivo e isso pode levar à necessidade de substituição de ambas as peças, elevando o custo.
A chave magnética (ou automático de partida) nada mais é que um solenoide responsável por empurrar e conectar o pinhão ao volante do motor. Por ser um componente elétrico, dificilmente costuma dar problema quando bem cuidado — evite molhar essa peça. Quando isso acontece, pode ser que não apareça sinal algum.
Um dos defeitos mais comuns é quando você vai ligar o carro e ouve o famoso “TEC” ou simplesmente não tem resposta. É preciso ter cuidado com esse defeito antes de sair trocando peças, pois existem várias causas que podem levar a sintomas semelhantes, como uma bateria ruim e até mesmo acúmulo de sujeira.
Por fim, temos o induzido ou rotor, que é responsável por gerar o movimento para acionar o motor. Quando você percebe um motor de partida arrastando, um dos responsáveis pode ser o desgaste desse componente, principalmente devido ao mau uso ou defeitos em outras peças.
Ao usar muito o motor de partida, ele acaba sofrendo com o aquecimento excessivo das peças e isso pode comprometer seu desempenho. Outro problema que pode acelerar o desgaste do induzido é quando o pinhão fica preso e se mantém conectado ao volante do motor com o carro em funcionamento.
Quando isso acontece, o motor de partida é obrigado a trabalhar em velocidades para as quais ele não foi projetado e isso acaba danificando várias peças. Nesse caso, muitos especialistas recomendam que seja feita a troca de todo o conjunto, já que os danos podem ser sérios e existe a possibilidade de mais problemas no futuro.
Agora que você já conhece alguns dos componentes do motor de partida, vamos falar um pouco sobre os sintomas mais comuns que indicam algo errado nesse sistema. Dentre os principais podemos destacar:
Muitas coisas podem causar esses sintomas e algumas você até já viu ao longo desse texto. Podemos destacar ainda a presença de fios defeituosos, curto-circuito, bateria ruim e até mesmo folga nos terminais da fiação. Se você notar qualquer problema, realize uma revisão e faça a manutenção preventiva. Afinal, esse é um ótimo meio de evitar problemas maiores.
Como você viu, um motor de partida arrastando pode ter muitas causas e somente um profissional especializado é capaz de chegar a fundo o problema. Além disso, é recomendado comprar peças de qualidade e garantir que o serviço seja bem feito para seu carro durar por muito tempo.
Gostou de aprender sobre o motor de partida? Então, leia agora mesmo nosso texto e entenda a importância do coxim do amortecedor para os veículos!
Fonte: Nakata
A transmissão no automóvel moderno - o mecanismo que torna possível ter três velocidades à…
Nova bateria tem as mesmas dimensões, mas é mais densa e permite rodar até 385…
É bem provável que você já tenha ouvido falar dessa peça, mas ainda não está…
Um carro híbrido tem dois motores que trabalham em conjunto — um elétrico e outro…
Você já reparou como os automóveis estão cada vez mais tecnológicos? A parafernália de dispositivos…